segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens

Realizou-se no dia 22 de Janeiro de 2009, pelas 14h30, a Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens, na Sala Seminário da EB 2.3 Luísa Todi.


A sessão reuniu os deputados eleitos à Sessão Escolar: Andreia Costa, Tatiana Mota, Inês Mendes, Stefano Soares, Joana Batista, Cátia Santos, Daniela Barata, Valter Correia, Cátia Lopes, Diana Gonçalves, Tiago Pinho, Vera Valido, Ana Madeira, Márcia Pereira, Patrícia Lopes; presididos pelo Professor Vítor Ferreira, que teve como Vice-presidente e Secretário na Mesa, a Deputada Daniela Barata, e Deputada Cátia Lopes, respectivamente.


A Ordem de trabalhos foi a seguinte:
- Debater e aprovar o projecto de Recomendação da escola;
- Eleger três deputados e um suplente para representação da escola na Sessão Distrital;
- Propor um tema para debater na edição 2010 do Parlamento dos Jovens.

O debate foi animado, e encontradas as propostas a levar à Sessão Distrital, foram eleitos os deputados à Sessão Distrital:
Inês Mendes, Andreia Costa, Tatiana Mota e Patrícia Lopes (suplente).

Seguiu-se a discussão dos temas propostos pela EB 2.3 Luísa Todi para a edição de 2010 do Parlamento de Jovens.

Foi um momento importante para os participantes e para a Escola, em geral, ainda que tenha “passado ao lado” da maioria…

Para saber mais...

A primeira deputada a falar foi a Inês Mendes que propôs a primeira medida da lista B sobre alimentação saudável: Acesso de todos os jovens a uma alimentação saudável na escola. Os alunos carenciados devem ter acesso, não só aos almoços mas também a dois lanches por dia, e lanches variados. Melhorar a alimentação, no geral, no bar e refeitório das escolas: Variedade das refeições e cuidado com a apresentação e com o serviço; Variedade de frutas e melhor qualidade; Variedade de iogurtes e derivados do leite; Diminuição dos bolos e salgados; Devem fazer-se Sumos naturais, na hora e de frutas variadas; deverá haver a possibilidade de termos bolos e bolachas integrais; e as sobremesas devem ser à base de fruta, sendo variadas. Eliminar as máquinas das escolas, colocando os chocolates à venda no bar para que o consumo possa ser controlado (reduzindo a variedade). As escolas deviam ter uma horta biológica para incentivar os alunos a comerem o que tratam.


A deputada Tatiana discordou de qualquer proposta que aponte para a retirada das máquinas que fornecem alimentos preferindo uma posição menos radical. A segunda deputada a tomar a palavra foi Tatiana Mota que não apresentou quais quaisquer propostas por se encontrarem insatisfeitos de não terem sido avisados, em virtude de uma situação de falta de comunicação na lista A.
O Professor Vítor Ferreira propôs à lista que se ausentasse durante dez minutos para poderem conversar sobre as medidas a apresentar.


Retomando a sessão, a deputada Joana proferiu a primeira proposta da sua lista: que para promover a alimentação saudável se desenvolvessem campanhas de informação, nomeadamente através de folhetos e cartazes. De seguida, debateu-se sobre as propostas.


A deputada Andreia Costa propôs nova medida da lista B: desenvolvimento a nível nacional de uma iniciativa “Escola Saudável”, que consistirá na criação de um programa a adoptar pelas escolas para promover a Alimentação Saudável. A escola disponibilizará um conjunto de “menus” saudáveis diariamente, no que respeita aos lanches, e incentivará os alunos a almoçarem no refeitório escolar. Seria criado um cartão para anotação das refeições saudáveis que cada aluno toma, ao mesmo tempo que seria também pontuado o facto de cativar outros colegas, pela criação de redes de amigos que promovem uma alimentação saudável. No final de ano lectivo, receberiam menções honrosas as escolas com as melhores práticas, e promover-se iam encontros Saudáveis de Alunos, onde constariam alimentações saudáveis, desportos radicais, convívio, diversão... Seria divulgado o slogan "Ser Saudável está na Moda"!.

A quarta proposta foi apresentada pela lista A, pela a deputada Daniela Barata, que propôs promover uma alimentação saudável, sem contudo, adoptar medidas extremas como retirar as máquinas de alimentos.

No âmbito do debate das propostas 3 e 4 foram colocadas várias perguntas e respostas, e a discussão foi dinâmica e esclarecedora.


A quinta proposta foi apresentada pela deputada Inês Mendes, da Lista B, que propôs todas as escolas deveriam ter um nutricionista para que apoio a alunos pelo menos uma vez por semana. No momento do debate da proposta, a última em discussão, a lista A pergunta se acham que a escola tem dinheiro para pagar a um nutricionista, e mais vez se dá lugar a uma discussão esclarecedora dos diferentes pontos de vista.
Terminou assim o debate.


O Presidente da Sessão Escolar fez um resumo das intervenções e das propostas a votas, e lembrou a importância de um voto consciente e responsável na medida em que as medidas, assim como os deputados irão representar a nossa escola.
Seguiu-se a votação das propostas. As 3 propostas foram as 3 da Lista B completando a última com propostas de divulgação.


Passámos à votação dos deputados. Cada deputado elegeu dois deputados, e os deputados apurados foram: Inês Mendes, Andreia Costa, Tatiana Mota e Patrícia Lopes (suplente).


Seguidamente pensámos em temas para o debate na edição de 2010 do Parlamento dos Jovens. Como propostas surgiram a sexualidade na adolescência, os jovens e o (des) emprego, a violência no namoro, o álcool e a droga na adolescência, exploração infantil e os jovens e a discriminação. Cada membro votou em dois temas, e o tema escolhido foi a violência no namoro.

E assim terminou a Sessão Escolar, queríamos agradecer mais uma vez ao Prof. Vítor por ter aceitado o convite de ser o Presidente da Mesa e encaminhar esta sessão e esperamos que os 3 deputados eleitos consigam representar o melhor possível a nossa escola, para que consigamos ir… rumo à Assembleia da República!


Inês Mendes
AE/Parlamento dos Jovens

Sem comentários: