terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Carta da AE ao Conselho Executivo

Ao Presidente do Conselho Executivo

27 De Janeiro de 2009

A Associação de Estudantes vem, desta forma, solicitar a reformulação de algumas medidas tomadas, em particular sobre dois aspectos, que consideramos poderem ser melhorados. Propomos também medidas relativamente aos cacifos.

Uma das medidas que a Associação de Estudantes não concorda é a proibição das bolas no espaço escolar, e só serem disponibilizadas três (ainda não disponíveis), de uma só modalidade e apenas em dois intervalos.
Propomos então duas medidas que podem ser tomadas, a escolher a melhor para os alunos e espaço escolar:
1º - Permitir a entrada de bolas no espaço escolar: Esta medida faria os alunos responsabilizarem-se pelos seus próprios materiais, tendo a consciência que se não jogassem nos sítios apropriados e danificassem materiais e equipamentos poderiam ficar sem a bola, e levar a devida punição; assim a escola não teria de gastar verbas na compra de materiais para os alunos utilizarem nos intervalos e tempos livres. Até agora não nos temos apercebido de grandes confusões com as bolas e todos se têm dado bem nos campos.
2ª - Caso continue a não ser permitido a entrada de bolas, propomos que disponibilizem bolas para todas as modalidades, que podem ser jogadas nos campos (futebol, basquetebol e andebol), para que os alunos possam variar a sua opção, pois não são obrigados a gostar todos do mesmo desporto, o desporto rei.

Concluímos também que apenas dois intervalos para desfrutar dos campos não é suficiente, pois passam a correr. Desta forma as bolas poderiam ser requisitadas em todos os intervalos, tempos livres e feriados.
O nosso objectivo é que os alunos consigam aproveitar ao máximo as novas condições da escola e não é só em dois intervalos, só com três bolas apenas de uma modalidade que o farão.

Não concordamos também com o funcionamento do bar durante a hora de almoço. Detectámos que os alunos da tarde não podem tomar qualquer refeição no bar durante a hora de almoço, mas em contrapartida, os alunos da manhã que saem às 13h25 (horário em que os alunos podem consumir no bar) podem lá almoçar, não indo ao refeitório, o que consideramos injusto para os alunos da tarde.
A nossa proposta é que o bar se mantenha fechado para o consumo dos alunos até às 14h30, para que estejam todos em igualdade de circunstâncias.

Em relação aos cacifos, a AE propõe que sejamos nós a tratar da organização e distribuição dos cacifos, à semelhança do que acontece nas outras escolas. Pensámos em organizarmo-nos da seguinte forma: Em primeiro lugar fazer a numeração dos cacifos à medida que são alugados (para que não usem cacifos que não estão alugados); deixar em aberto a possibilidade dos alunos poderem ter um cacifo para uma ou duas pessoas; pagamento anual do aluguer do cacifo (propomos 3€), cada aluno comprar o seu cadeado, devidamente autorizados pelos pais, e identificados para podermos responsabilizá-los caso se verifiquem danos.
Solicitamos que sejam tomadas medidas o mais breve possível em relação aos cacifos pois o peso é insuportável (ainda por cima quando temos de tomar banho na escola) e causa-nos danos físicos. Assim como se já temos os cacifos, temos de os utilizar, afinal já estamos praticamente a meio do segundo período.

Obrigada pela vossa atenção, aguardamos respostas brevemente e salientamos que estamos disponiveis e interessados em colaborar para melhorar o espaço escolar. Esta comunicação não elimina a possibilidade de reunirmos e debatermos os temas, conforme combinado.


A Presidente da Associação de Estudantes:
Inês Mendes

Sem comentários: