segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Parlamento dos jovens na Câmara Municipal de Setúbal

EB 2.3 Luísa Todi/Opção Escola… na Câmara Municipal de Setúbal

No dia 10 de Dezembro de 2008, duas listas candidatas a actividade “Parlamento de Jovens” da Escola Básica 2,3 de Luísa Todi simularam com a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Setúbal uma Assembleia de Câmara.

A sessão de Câmara decorreu pelas 15h00 e processou-se em dois momentos: o primeiro de perguntas e respostas à Sra. Presidente, Dra. Maria das Dores Meira; e um segundo momento onde formam apresentadas e debatidas as propostas de cada lista para o tema “Alimentação e Saúde”.

Esta iniciativa insere-se num conjunto de iniciativas levadas a cabo pelo projecto Opção Escola, no âmbito da iniciativa da Assembleia da República Parlamento de Jovens. O Parlamento dos Jovens tem como objectivos: a) Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; b) Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; c) Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República (AR), enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; d) Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria. Este programa cumpre na íntegra os objectivos da actividade do Opção Escola Cidadão do Futuro.

Nesta sessão tratámos muito a situação das escolas. A Presidente da CMS, Dra. Maria das Dores acha que tem havido um grande investimento, e que no geral as escolas têm boas condições ao nível da alimentação. Nas escolas da responsabilidade da Câmara (escolas 1º ciclo) tem-se verificado um esforço de melhoramento e cuidado com a alimentação.

A Sra. Presidente ainda referiu que temas como estes fazem mudar a vida das pessoas, mas nem sempre estão suficientemente desenvolvidos, este só estará desenvolvido quando todos o adquirirem. Por isso, nunca é demais falar na importância da alimentação saudável. Também referiu que actividades como esta, Parlamento de Jovens, são bastante importantes para o desenvolvimento dos jovens. Iniciativas como estas merecem ser apoiadas, estas aproximam os jovens da política e promovem o espírito de trabalho e participação.

Todos os participantes gostaram da actividade, acharam-na interessante e ficaram com vontade e curiosidade acerca das próximas faces.

Em breve, participaremos numa Assembleia de Junta na Junta de Freguesia de S. Sebastião, numa Assembleia de Agrupamento, na Sessão Escolar do Parlamento de Jovens e na Sessão Distrital, e quem sabe em Abril estaremos na Assembleia da República para a Sessão Nacional do Parlamento de Jovens.

Cátia Santos
EB 2.3 Luísa Todi
Opção Escola2

Sem comentários: