domingo, 21 de dezembro de 2008

Clube "Cidadão do Mundo"

O Clube Cidadãos do Mundo surgiu do trabalho desenvolvido durante o ano lectivo de 2007/08, no âmbito do Diálogo Intercultural. Foram desenvolvidas um conjunto de actividades com e para os alunos estrangeiros, alunos esses que representavam 23% da população escolar, percentagem esta que não contabiliza os descendentes de emigrantes que integram a comunidade escolar. Estas iniciativas foram desenvolvidas a vários níveis mas foi a partir da parceria do Opção Escola, projecto de intervenção social do Programa Escolhas a ser desenvolvido no Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi, e o Centro de Recursos Educativos da EB 2.3 Luísa Todi que surgiu a necessidade de criar um novo Clube na escola, para os alunos em geral, e para os estrangeiros e descendentes em particular, em ocupação de tempos livres.O Clube Cidadãos do Mundo tem como objectivo conhecer e valorizar as diferentes culturas que co-existem na escola, promovendo a inclusão digital e social dos alunos. Este funcionará a partir do Centro de Inclusão Digital do Opção Escola e do Centro de Recursos Educativos da EB 2.3 Luísa Todi e visa, a partir das novas tecnologias de informação e comunicação explorar e promover a partilha cultural, bem como promover o livro e a leitura, e captar leitores. Neste sentido, será a partir do Clube Cidadãos do Mundo que trabalharemos o programa Ler+, “Ler em vários sotaques”.Os alunos em geral, nomeadamente os estrangeiros, os descendentes e portugueses interessados na temática da interculturalidade terão oportunidade de, numa primeira fase, partilhar culturas, através da apresentação do trabalho desenvolvido num suporte multimédia. Numa segunda fase participarão na semana da leitura, promovendo a “Leitura em Vários Sotaques”junto dos alunos/turmas. Numa terceira fase a partilha será com as famílias, comemorando o Dia Internacional da Família pela criação de um momento Multicultural. A quarta fase será a de aproximação efectiva aos países pela promoção de contactos via internet. Numa quinta fase perspectiva-se ter a oportunidade de visitar um dos países estudados pelos alunos, o que só o tempo e os parceiros o dirão!…Enfim!… é o prazer de sermos Cidadãos do Mundo!

O Lançamento deste clube deu-se no passado dia 16 de Dezembro pelas 15h no auditório da nossa escola. Neste lançamento contámos com a especial presença da Presidente da Câmara Municipal de Setúbal e de um representante do Governo Civil.
Estiveram envolvidos na apresentação deste clube a Associação de Estudantes, os monitores do CRE, alunos estrangeiros, o CRE, elementos do conselho executivo da nossa escola entre outros.

A Associação de Estudantes deu o seu contributo através da apresentação do livro "Desejos de Natal". Vejam o que dissemos...

A Associação de Estudantes foi convidada a estar aqui presente, para também contribuir para este momento, mais um momento importante de uma escola activa, dinâmica, solidária, acolhedora e multicultural.
É com muito prazer que trazemos o nosso contributo por considerarmos que a multiculturalidade é um tema muito interessante tanto mais numa escola com as características da nossa. Mais uma vez estamos muito à frente quando pensamos num clube que pretende valorizar a diferença como contributo para um todo melhor e mais rico.
O novo clube da escola “Cidadão do Mundo” permitirá que aprendamos novas coisas, troquemos manifestações culturais, custumes, hábitos... de uma forma mais sistemática e mais rica, porque naturalmente já o fazemos.

É muito importante a difusão de ideias e principalmente o respeito mútuo entre culturas e pensamos que este clube vai tratar desse tema muito bem. Parabéns pela iniciativa.

A AE para falar deste tema escolheu o livro “Desejos de Natal” de Luisa Ducla Soares uma autora que escreve muito sobre diferentes culturas para os mais jovens para que estes cada vez mais aceitem as diferenças e as respeitem, e principalmente, cresçam com elas de forma natural e saudável.

Este livro fala de 3 crianças de diferentes culturas: portuguesa, chinesa e africana e dos seus desejos de Natal que embora mudem ligeiramente se baseiam no mesmo, dando a ideia que cada menino seja de que cultura for tem o mesmo desejo de Natal. Afinal, somos todos iguais... no que sentimos.

Para perceberem melhor do que trata o livro, vou ler-vos a contra-capa.

É esta a nossa proposta para este Natal: somos todos iguais, somos iguais no que desejamos e sentimos somos todos Cidadãos do Mundo...


Mais tarde serão disponibilizadas as fotos no nosso blogue.

Inês Mendes
Associação de Estudantes

Sem comentários: