quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Acampamento Nacional do Programa Escolhas: Rumo a Góis

O Acampamento do Programa Escolhas decorreu em Góis entre os dias 28 a 31 de Julho de 2009 e contou com a presença de 120 jovens destinatários de projectos de todo o país, o projecto Opção Escola esteve representado pela presidente da AE, Inês Mendes.
A Partida de Lisboa deu-se no dia 28 pelas 13h30 tendo uma longa viagem pela frente, com muitas pessoas por conhecer… iniciou-se assim este acampamento com muita curiosidade e expectativa à mistura.
Depois de percorridos todos os quilómetros chegámos finalmente ao destino, um espaço usado por escuteiros para campismo, com check-in já feito foram organizadas as equipas e feitas as devidas apresentações do pessoal assim como da área do acampamento, com as mochilas arrumadas nas tendas deu-se a tão desejada cerimónia de abertura com a presença de uns indivíduos estranhos, que queriam usufruir da praia fluvial do campo e em troca propuseram-nos um espectáculo… mais tarde percebemos que eram uma troupe de saltimbancos que vinham animar os nossos dias proporcionando-nos diversos momentos de diversão.
No dia seguinte a alvorada em campo deu-se às 8h da manhã recheada de música e animação! A Rádio Sinfonia da Avó.FM e a Troupe de Saltimbancos acordaram com alegria e euforia os participantes do Acampamento Nacional “Escolhas de Verão: Rumo a Góis”. Os participantes partiram então para as actividades matinais nomeadamente: slide, rappel, tirolesa e ainda uns banhos no rio Ceira.
As refeições foram feitas na Escola de Góis, a parte da tarde continuou com muita animação mas desta vez em Aigra Nova com uma paisagem muito bonita, divididos por equipas fizemos broa passando por todas as fases: peneirar a farinha, juntar-lhe àgua, amassar, esperar que tenda, aquecer o forno e finalmente colocá-la no forno! Entretanto a nossa missão ainda não tinha terminado, aprendemos também a fazer queijo fresco, tudo feito com as nossas mãos e a melhor parte é que mais tarde provámos tudo e estava realmente… delicioso!

Visitámos também em Aigra Nova a Maternidade de Árvores que pretende comparar a vida das árvores com a dos humanos de forma a proteger as espécies em risco de extinção e planta-las na Serra da Lousã, aprendemos coisas realmente fascinantes!
Já com o sol-posto, banhos tomados e o jantar servido seguiu-se a actividade de orientação nocturna, com mapas, bússolas e lanternas as equipas procuraram as várias “balizas” espalhadas por Góis, aproveitando para conhecer aquele magnífico local respirando o ar puro da Serra!
No dia 30 partimos para dentro das águas frias do rio que banha Góis e divertimo-nos bastante a jogar voleibol e pólo aquático, aproveitando sempre para dar uns mergulhos e aproveitar os raios de sol da manhã, ao almoço recebemos a visita de Rosário Farmhouse e Pedro Calado que estiveram em Góis para conhecerem e estar com os jovens, assistiram às actividades de canoagem e de tiro ao alvo.
A última noite do Escolhas de Verão: ”Rumo a Góis” foi bastante divertida!
A pedido da troupe de saltimbancos cada grupo pensou em algo para ser apresentado a todos os presentes no acampamento.
Após o jantar todos os participantes de caras pintadas, bandeiras hasteadas entoaram gritos de “guerra” e seguiram até à praia do Pêgo Escuro, em Góis.
Durante três horas foram contadas lendas pelos Saltimbancos, intercaladas pelas actividades que cada equipa resolveu apresentar, com as estrelas a brilhar e o som da água do rio a rodar no moinho começou-se a sentir a saudade de todas as pessoas que conhecemos naqueles dias, afinal era a última noite…

O dia do Regresso começou com a tradicional alvorada ao toque de cornetas difundidas pela Rádio do acampamento, os jovens arrumaram as mochilas e foram participar nos concursos da troupe de saltimbancos. Num ambiente muito animado com cantorias, danças, passagem de modelos, gritos de “guerra”, talentos… Aproveitámos tudo para desfrutar do final de quatro dias do Acampamento Nacional do Programa Escolhas.
A cerimónia de encerramento decorreu com todos os participantes numa roda gigante a ouvir os porta-vozes de cada equipa a fazer o balanço de quatro dias de divertimento, a conclusão foi simples: Um excelente acampamento, muitas amizades e a esperança de regressar para o ano. As críticas foram para os saltimbancos devido ao seu péssimo gosto em acordar a malta com músicas “do tempo das nossas avós” e serem muito “chatos” com o pessoal.
Após o almoço foi o momento de trocar os contactos, dar os últimos abraços e colocar as mochilas às costas e partir cada um para o seu destino, com olhos molhados de saudade, mas com o coração cheio de tantas amizades e de tanta felicidade vivida, em apenas quatro dias, que ficarão sempre na memória daqueles que tiveram a sorte de os viver! Inês Mendes
Opção Escola II